Quais diferenciais a sua empresa oferece para manter o cliente satisfeito? Sabia que a experiência dos seus consumidores faz toda a diferença para ter um posto de molas mais competitivo e lucrativo?
Tenha em mente que não é só a qualidade dos serviços que faz você se destacar da concorrência. Na verdade, diversas empresas também oferecem boas soluções em manutenção. Para não ser “só mais um” neste mercado, você precisa ir além.
A resposta para diferenciar-se é justamente investir na satisfação dos compradores. Quer entender os benefícios que esse cuidado proporciona e quais são as melhores práticas para promovê-lo? Descubra neste artigo.
Veja a importância de manter o seu cliente satisfeito
Em geral, um cliente satisfeito é aquele que pode desfrutar de um bom serviço acompanhado de um excelente atendimento. Ao prezar por um contato diferenciado com o consumidor, você garante sua fidelização que, por sua vez, desencadeia uma série de outros benefícios.
Para começar, quanto mais fiéis forem os compradores, melhor é a imagem do seu posto de molas perante o mercado. Ou seja, ele passará a ser visto como uma referência na área, atraindo ainda mais pessoas interessadas nas suas soluções.
Nesse mesmo sentido, uma clientela satisfeita com a atenção, com os esforços e com o bom atendimento da sua empresa irá recomendá-la para colegas, amigos e familiares que precisam utilizar seus serviços.
As pessoas querem garantir que o dinheiro investido em determinado serviço valha a pena. Assim, ao atender às suas expectativas, você as fideliza. Inclusive, quando você consegue superá-las, além da fidelização, você terá verdadeiros divulgadores para sua marca.
Dessa maneira, a tendência é que sua participação de mercado e seu potencial de lucratividade sejam cada vez maiores, considerando que os compradores valorizam as recomendações de pessoas próximas.
Só o fato de que um cliente satisfeito buscará novamente seus serviços já bastaria para justificar sua importância. Mas ainda, em adicional a isso, um dos maiores gurus do marketing mundial, Philip Kotler, defende que conquistar novos consumidores custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes.
Além disso, uma pesquisa compartilhada pelo blog Kangu aponta que um indivíduo que já comprou de você em outra ocasião tem 50% mais chances de investir no seus serviços novamente, gastando até 31% mais do que novos clientes.
Confira as melhores práticas para adotar no seu posto de molas e manter clientes satisfeitos
Já está claro porque investir em satisfação e fidelização é importante. Mas afinal, quais as melhores práticas para adotar no meu posto de molas e tornar o cliente satisfeito? Confira as principais:
Conheça o seu público
Para criar diferenciais que realmente correspondam aos anseios dos seus consumidores, você primeiro deve conhecer muito bem quem são eles. Por isso, o primeiro passo é justamente analisar o seu público.
Uma dica é observar primeiro algumas questões objetivas, como faixa etária, gênero, poder aquisitivo, entre outras, e depois tentar entender alguns pontos mais subjetivos, como os diferenciais que os clientes procuram, o que mais gostam nos serviços, etc.
Invista em um excelente atendimento
Seria praticamente impossível ter o cliente satisfeito sem prezar por um atendimento de excelência. Portanto, depois de entender quem são os seus compradores, procure ao máximo atender às suas expectativas.
Com foco na qualidade dos serviços, tente promover um atendimento rápido e objetivo. A ideia é compreender quais são as necessidades e anseios do consumidor, resolvendo seus problemas da maneira mais ágil e eficiente possível.
Tenha uma comunicação clara e empática
A empatia é um ingrediente essencial para o bom atendimento. Procure se colocar no lugar do seu cliente e oferecer tudo aquilo que você mesmo gostaria de receber. Além disso, preze por um contato humanizado, capaz de aproximar seu negócio dos consumidores.
Já a comunicação deve ser clara e eficaz. Mesmo que a agilidade seja importante, dedique tempo para explicar exatamente o que as pessoas podem esperar do serviço e como ele funciona. No processo, escute os anseios do cliente e tente atendê-los da melhor forma.
Foque no pós-vendas
Serviço concluído nem sempre é garantia de cliente satisfeito. Depois de terminar o atendimento, pergunte o que o cliente achou, coloque-se à disposição para solucionar novas demandas e certifique-se de que o consumidor teve sucesso com o que adquiriu.
O objetivo do pós-venda é encantar a clientela mesmo depois do serviço, certificar-se de que suas expectativas foram atendidas e consultar seu nível de satisfação, que servirá como base para ajustes ou melhorias no atendimento.
Tenha produtos de qualidade
Para conquistar a confiança dos seus consumidores e elevar ainda mais a qualidade dos seus serviços, é essencial contar com produtos e equipamentos de qualidade na sua empresa. Por isso, não abra mão dos melhores fornecedores do mercado.
Esse é o caso da Robustec, que fornece as melhores soluções para o seu posto de molas, com atendimento personalizado e condições especiais.
Agora que você já sabe como manter seu cliente satisfeito, acesse nosso catálogo para conhecer toda nossa linha de produtos de amarração de cargas!