6 dicas de como atrair mais clientes para a sua loja

como atrair mais clientes para a sua loja

Abrir um comércio é uma tarefa gratificante, mas pode ser complicado manter suas vendas competitivas. Por isso, é preciso se destacar dos concorrentes, o que pode se tornar um desafio se você não souber o que mudar.

Um ponto de vendas localizado em meio a um grande fluxo de pessoas já é um ótimo começo para atrair mais clientes. Mas você pode apostar em outras estratégias para aumentar seu número de vendas.

Por isso, leia a seguir as 6 dicas que separamos para ajudar a atrair mais clientes para a sua loja:

Conheça o seu público para atrair mais clientes para sua loja

Algo essencial para o comércio é a pesquisa de perfil da sua clientela. O objetivo, porém, é oferecer o que o consumidor nem sabe que precisa, não o que ele já conhece. Desse modo, você também consegue fidelizar o cliente à sua loja, atraindo mais visitas.

É importante lembrar que o perfil geral do cliente evoluiu muito nos últimos anos. É mais comum, hoje em dia, os clientes compartilharem suas opiniões sobre a qualidade do atendimento e do produto (ou serviço) nas redes sociais. Uma constante presença online e pesquisas de satisfação, mesmo que informais, vão trazer muitos benefícios ao seu comércio.

Observar a atividade do seu estoque e conhecer as preferências dos seus clientes são grandes aliados na hora de planejar suas vendas. Tanto a constância de um determinado produto muito vendido ou a inovação em outro inédito funcionam bem na hora de atrair mais clientes.

Aproveite os feriados e datas especiais

Apostar nos períodos temáticos ou datas especiais é uma ótima maneira de atrair clientes à sua loja. Você pode é aproveitar os períodos especiais como a Black Friday ou competições sazonais, como a Copa do Mundo. A regra é adequar o marketing de seus produtos para essas datas. É interessante também pensar em promoções ou pacotes exclusivos de produtos.

Realize promoções e ofertas

Parece óbvio, mas as promoções que você realiza têm o potencial de atrair muitos clientes. Após planejar o orçamento que você dispõe, organize uma tabela de descontos ou promoção de algum grupo de produtos.

Montar kits, um sistema de brindes ou pontuação são ideias muito atrativas para a clientela. A propaganda das promoções também deve ser bem feita: aposte em cartazes, posts nas redes sociais e comunicação em todos os meios.

Faça eventos na sua loja

Além de promoções sazonais temáticas, fazer seus próprios eventos in-house pode ser uma boa estratégia para atrair mais clientes. Além de oferecer uma boa experiência para seus clientes já fidelizados, é uma chance de mostrar seus produtos a novas pessoas.

Se você planeja fazer algo do tipo, é preciso prestar atenção em alguns detalhes:

Estabeleça bem o público do evento e espalhe a notícia por aí. Valem cartazes, posts nas redes sociais, e-mails e anúncios chamativos em outros meios de comunicação.

Ofereça algo de especial no evento. Pode ser um coquetel, brindes ou sorteios. Anuncie esse diferencial já na propaganda do evento. As pessoas que ganham algo grátis ou têm uma boa experiência num local apresentam alto potencial de retorno.

Tenha certeza de que o estilo do evento combina com seu estabelecimento e produtos.

Planeje sua decoração e serviços extras (comida, bebida, etc.) com bastante antecedência.

O objetivo do evento também pode ser fazer networking. Desse modo, você pode firmar parcerias com outros estabelecimentos e combinarem promoções ou descontos. Isso é interessante para atrair os clientes desses outros estabelecimentos. Você só precisa ter disponibilidade de retornar a parceria depois.

Otimize o espaço interno

O design é um grande aliado de vendas. Prestando atenção no seu público-alvo e estilo de serviço, você precisa trabalhar na sua apresentação visual. Isso vale para a loja tanto quanto para suas propagandas e presença online.

organização de estoque

Para atrair mais clientes, sua vitrine e estabelecimento precisam ser bem atrativos e acessíveis. Um bom arranjo de cores e luzes funciona muito bem. Preze pela rotatividade da sua vitrine e criatividade de displays. O destaque deve ir para a fusão do design com os seus produtos.

O espaço da sua loja precisa ser arejado e limpo, mas pode trabalhar a sensorialidade dos clientes oferecendo um leve aroma, por exemplo. A música ambiente também pode ser uma boa ideia, desde que seja muito sutil.

Mas nada de ir além do conforto: os clientes precisam acessar todos os produtos com facilidade e tranquilidade. Para isso, tenha certeza de que a música ambiente ou aroma não deixem ninguém desorientado. Na hora de montar seus displays, pense também na acessibilidade de pessoas que têm alguma dificuldade motora ou usam cadeiras de roda.

Considere atualizar o seu branding

Um design atualizado das suas propagandas, website e até fachada também torna sua loja mais atrativa para as pessoas. Ter uma paleta de cores ou estilo próprio dá mais credibilidade ao seu negócio. A pesquisa de mercado pode ajudar na hora de entender como as outras lojas se apresentam e onde você precisa inovar.

É nesse cenário que entra sua criatividade e branding eficaz. Mantendo uma integridade visual, fica mais fácil criar anúncios e propagandas de promoção com o potencial de atrair mais clientes. Você pode também recorrer a algum profissional da área do design ou marketing para ajudar a construir uma identidade visual mais atrativa.

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