Caminhão com excesso de carga: conheça os riscos e prejuízos

caminhão com excesso de carga - robustec

O caminhão com excesso de carga pode provocar acidentes nas estradas ou danos na mercadoria transportada.

As rodovias são os locais com maior número de operações de transporte no país. Por isso, as atividades devem ser realizadas com o máximo de regras e normas técnicas possíveis. No entanto, essa não é a realidade de uma parcela dos profissionais que atuam nessa área. 

O maior problema está no pensamento equivocado de que transportar muita carga resulta em economia de tempo e aumento de produtividade. Assim, por negligência ou falta de conhecimento, a segurança é desconsiderada. 

Nesse sentido, o treinamento da equipe que opera sua frota é fundamental. Além disso, é necessário investir em equipamentos de segurança que sigam as normas de fabricação, como as cintas de amarração da Robustec, por exemplo.

Portanto, para te ajudar nessa atividade, vamos te mostrar como as cintas Robustec podem garantir mais segurança às suas operações de transporte. 

5 riscos de operar o caminhão com excesso de carga

1. Danos à frota

O excesso de carga sobre o caminhão aumenta o desgaste do veículo, especialmente em seu sistema de freios. Além disso, ao passar sobre lombadas ou irregularidades na pista, o impacto sobre o veículo é maior, danificando sua suspensão.

2. Aumento do gasto de combustível

Um dos maiores custos de um frete é o combustível, especialmente em um momento em que seus valores estão excessivamente altos.

Assim, quando a carga é muito pesada, é preciso mais força para movimentar o caminhão. Além de desgastar o motor com mais rapidez, o consumo de combustível fica muito maior, gerando mais gastos para o caminhoneiro.

Outro fator relevante, é o aumento de gases poluentes na atmosfera, devido a maior queima de combustível.

3. Danos ao produto

O caminhão com excesso de carga também pode provocar danos ao produto transportado, uma vez que eles não ficam acomodados da maneira correta no container.

4. Risco de acidentes com excesso de carga

Esse é, sem dúvidas, o maior risco de operar um caminhão com excesso de carga. Afinal, não é apenas a vida do caminhoneiro que fica em risco, mas também a das outras pessoas que estão transitando na via. 

Em viagens, é muito comum ocorrerem acidentes causados por tombamentos de caminhões. Isso pode acontecer pelo excesso de peso e carga mal acomodada.

5. Infrações de trânsito

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o caminhão com excesso de carga recebe multa progressiva, de acordo com a quantidade de excesso. Além disso, a carga excedente é retirada do veículo e fica retida, gerando mais gastos ao caminhoneiro. 

Cintas de amarração para caminhão de carga 

A Robustec disponibiliza diversos modelos de cintas de amarração para garantir a segurança da sua operação de transporte. Elas servem para envolver a carga e impedir que ela se movimente enquanto o caminhão está em trânsito. Ou seja, é essencial para prevenir tombamentos que causem acidentes ou danos aos produtos.

Conheça as características das cintas de amarração Robustec:

  • Suportam capacidades e cargas variadas
  • São resistentes a temperaturas entre -40º e 100º
  • Recebem tratamento químico
  • Atendem às normas de fabricação
  • Produzidas em material 100% poliéster

Vale lembrar que, mesmo equipando seu veículo com as cintas de amarração, você não deve ultrapassar o volume de carga do caminhão e precisa respeitar as demais regulamentações da prática. 

Agora que você já sabe quais são os riscos de dirigir caminhão com excesso de carga, passe o conhecimento adiante compartilhando este artigo com os seus amigos caminhoneiros. 

Você pode entender tudo sobre transporte e movimentação de cargas acessando os artigos disponíveis em nosso blog. 

botão saiba mais