Como driblar a alta do combustível trabalhando com caminhão

alta do combustível - robustec

Com a alta do combustível, economizar o diesel do caminhão é um dos principais objetivos dos profissionais atualmente.

Segundo levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o preço médio da gasolina comum subiu 44,3%, e o do diesel, 44,6% nos postos de combustíveis do país em 2021.

O consumo de combustível representa uma boa quantia do orçamento do transporte. 

Então, economizar diesel é uma questão de sobrevivência para os profissionais do setor. Porém, você sabe o que é preciso fazer para conseguir isso, sem que seja necessário repassar o reajuste para os clientes?

Neste artigo, você encontrará dicas para economizar no gasto do combustível de seu caminhão e reduzir custos por meio de pequenas mudanças de conduta entre os motoristas. Confira! 

1. Planeje a sua rota 

Programar rotinas mais inteligentes para as remessas dos produtos é essencial para enxugar custos. 

Assim, ao sair para viajar, escolha o melhor itinerário e planeje bem todo o trajeto. Além disso, faça um planejamento detalhado das rotas, planejando antecipadamente o caminho mais rápido e seguro. 

Um bom sistema de gerenciamento do tráfego de mercadorias pode ajudar a encontrar rotas mais práticas, econômicas e evitar prejuízos. 

Portanto, para evitar filas nos portos e reduzir o tempo de espera, procure fazer o agendamento de cargas e descargas. Buscar alternativas às vias em horários de pico também economiza tempo.

2. Dirija numa velocidade constante 

Tanto a aceleração quanto a frenagem acarretam esforços e desgastes dos componentes do motor e aumentam o consumo de combustível. 

Portanto, a melhor estratégia para economizar é manter a mesma rotação, com a mesma marcha engatada, por mais tempo. 

Para entender esse princípio, basta lembrar que quando o caminhão termina uma descida, ele consegue manter a velocidade por um longo trecho sem que seja preciso pisar no acelerador ou aumentar o giro do motor. 

3. Pesquise antes de abastecer 

A escolha dos postos de combustível para abastecer o seu caminhão é uma estratégia importante para reduzir custos. Afinal, o valor dos combustíveis muda muito ao redor do país, o que gera uma enorme diferença de preços entre as diversas redes do mercado. 

Assim, procure definir os locais exatos em que as paradas serão feitas, seja para abastecer, fazer refeições ou dormir. Para economizar ainda mais, o ideal é pesquisar e definir parcerias, já que alguns estabelecimentos oferecem descontos para clientes fidelizados.

4. Evite combustível adulterado

Combustível de má qualidade causa baixo rendimento de seu caminhão, além de aumentar a velocidade do processo natural de deterioração do veículo. Portanto, procure saber a origem do combustível de onde você está abastecendo.

Para assegurar a qualidade, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tem aumentado cada dia mais a regulamentação e a fiscalização da qualidade dos combustíveis. 

Porém, a quantidade de diesel adulterado nos postos brasileiros ainda é grande. Por isso, fique atento!

5. Troque as marchas corretamente 

Quando o motorista de caminhão acelera demais e passa do limite indicado para trocar a marcha, o motor sofre mais desgaste e consome mais combustível. Por isso, procure calcular o momento certo de trocar as marchas.

Outro procedimento importante de evitar, é o ponto morto. Ao contrário do que muitos pensam, quando está em ponto morto, o motor entende que o veículo está em marcha lenta e consome mais diesel.

6. Atente-se a velocidade do caminhão

Estudos apontam que o consumo aumenta de acordo com a velocidade até atingir 87 Km/h. Depois disso, o gasto cresce ao dobro da velocidade. Além disso, verificou-se que entre 87 e 97 Km/h o motor chega a se esforçar 10 vezes mais. 

Portanto, conduzir abaixo dessa velocidade torna o consumo de combustível muito menor.

7. Evite o excesso de carga

Além de gerar multa, quando um veículo trafega com um peso acima do recomendado, o gasto com o diesel aumenta consideravelmente. 

Por isso, evite encher demais o baú ou a caçamba do veículo. Além de gastar mais combustível, isso sobrecarrega o sistema de suspensão e os pneus, acelerando o desgaste e causando quebras. 

Além disso, o excesso de carga também sobrecarrega o motor, o que aumenta o gasto com diesel. 

8. Faça revisões constantemente 

A manutenção preventiva do caminhão é fundamental para garantir a sua performance e reduzir custos. 

Afinal, as revisões ajudam a evitar quebras e a assegurar que o veículo esteja em boas condições. Algumas peças, como filtro de ar e filtro de combustível, contribuem diretamente no aumento do diesel. Portanto, atente para a substituição de filtros, a troca de fluídos e a manutenção do sistema de resfriamento. Esses procedimentos fazem com que o consumo de combustível mantenha-se próximo ao estipulado pelo fabricante. 

Além disso, calibre os pneus antes de pegar a estrada para garantir a segurança e ajudar a reduzir o consumo de combustível

9. Invista em treinamento 

O treinamento periódico é um item importante para qualquer transportadora. Afinal, ele melhora a condução de caminhões e combate velhos hábitos de condução que aumentam o consumo dos veículos. 

Profissionais bem instruídos podem ajudar a economizar até 10% em combustível. Além disso, o treinamento contribui para aumentar a segurança e a conservação dos veículos. 

Conheça as soluções e os implementos rodoviários Robustec 

A Robustec tem soluções para transporte que oferecem segurança e otimizam o desempenho nas mais variadas aplicações. Portanto, são excelentes medidas para auxiliar a reduzir o consumo de combustível. 

Com setor próprio de engenharia, a empresa desenvolve soluções personalizadas para seus clientes nos setores rodoviário e agrícola, como caçambas basculantes, equipamentos roll on – roll off, caixas roll on – roll of, pranchas roll on – roll of, cintas, catracas e acessórios para amarração de cargas, pés de apoio e aparelhos para elevação de cargas. 

Você gostou das nossas dicas para diminuir o consumo de combustível? Quer saber mais sobre como economizar combustível e otimizar a performance no transporte? Veja aqui!

One thought on “Como driblar a alta do combustível trabalhando com caminhão

Comentários não permitidos.