Como fidelizar clientes? Veja as melhores dicas para o seu posto de molas!

como fidelizar clientes no seu posto de molas - robustec

Saber como fidelizar clientes é algo valioso para todo empreendedor, e isso não é diferente para os proprietários de postos de molas. Afinal, ter consumidores fiéis é uma forma de manter os negócios recorrentes e sempre sustentáveis.

Mas afinal, quais são as melhores práticas para que a fidelização se mantenha elevada na minha empresa? Neste artigo, vamos abordar os detalhes mais importantes que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe.

Como fidelizar clientes no meu posto de molas e por que isso é importante?

fidelize os clientes do seu posto de molas - robustec

Todo consumidor percorre uma longa jornada até que decida fazer uma compra. Normalmente, a pessoa identifica um problema, tira todas as suas dúvidas, pesquisa bastante por soluções, avalia as ofertas disponíveis no mercado e só então decide fechar um negócio.

Para as empresas, cabe garantir excelentes produtos e serviços, promover uma boa divulgação, treinar seus colaboradores e investir em outras ações que façam os consumidores reconhecê-las como a melhor alternativa para resolver suas dores e demandas.

Evidentemente, todo o processo que envolve conquistar novos clientes é importante e deve ser feito pelas organizações. Contudo, quando pensamos nos investimentos envolvidos, vale mais a pena dedicar esforços às pessoas que já percorreram todo esse caminho até a sua marca.

Nesse sentido, um dos principais nomes da história do marketing, Philip Kotler, aponta que “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Ou seja, não há dúvidas de que vale muito a pena dedicar-se a entender como fidelizar clientes

Isso sem falar que os consumidores que têm boas experiências de compra passam a promover o seu negócio, divulgando a sua loja no boca a boca e a recomendado para aqueles que têm as mesmas necessidades. No fim, a fidelização ainda beneficia a atração de novos compradores.

Cientes desses benefícios e das possibilidades que eles podem agregar em prol do crescimento do seu posto de molas, elencamos abaixo algumas práticas básicas sobre como fidelizar clientes. Confira as dicas e adapte-as à realidade da sua empresa:

Invista em um excelente atendimento

Os consumidores têm uma série de expectativas quando procuram pelo seu negócio. Portanto, estar preparado para prestar um excelente atendimento é fundamental, pois ele faz toda a diferença já no primeiro contato com o consumidor.

Você e sua equipe precisam conhecer as principais necessidades dos clientes, ter jogo de cintura para orientá-los, manter a cordialidade e a prestatividade durante o contato e proporcionar uma experiência positiva.

Considerando que o atendimento é decisivo para que as pessoas retornem à sua loja, vale a pena investir na sua qualificação e na dos colaboradores, para que todos tenham pleno domínio sobre os processos do ponto de vendas. 

Acompanhe o seu cliente e entenda suas demandas

Ao mesmo tempo em que você precisa conhecer o perfil dos seus consumidores para prestar um bom atendimento, também é importante aproveitar o contato mantido com a clientela para aprofundar-se sobre os seus comportamentos e preferências.

Tenha em mente que você deverá acompanhar os clientes em diferentes etapas de compra. Enquanto alguns estão só começando a entender suas necessidades, outros já sabem bem o que precisam e alguns têm pleno domínio sobre o que esperam da sua empresa.

Sendo assim, é fundamental adaptar a sua abordagem de vendas a cada uma dessas etapas, acompanhando os diferentes níveis de maturidade do consumidor e atendendo suas respectivas demandas. 

Capriche no processo de pós-venda

Grande parte da resposta sobre como fidelizar clientes ocorre após as vendas. O contato com o consumidor não termina depois que o negócio é fechado. Na verdade, mantê-lo de forma próxima e constante é o que diferencia sua empresa da concorrência.

Para garantir a qualidade do seu serviço e demonstrar que você se preocupa com o cliente, procure ligar para perguntar se ele está satisfeito, se tudo saiu conforme o esperado, se os resultados foram bons ou se há algo para ser corrigido.

Seja para medir a satisfação do seu público, certificar-se da excelência do serviço, resolver possíveis problemas ou reforçar a lembrança da sua marca, vale a pena comprometer-se com quem consome e prezar por um relacionamento duradouro.

Agregue diferenciais no seu negócio

diferentes formas de pagamento no posto de molas - robustec

Ao lado da qualidade do seu atendimento e do comprometimento no pós-venda, há uma série de outros detalhes que são decisivos quando o assunto é como fidelizar clientes. Muitas vezes eles passam despercebidos, mas fazem toda a diferença para os consumidores.

Por exemplo, se alguém procura serviços de um posto de molas e se depara com uma infraestrutura precária, é muito difícil que ela retorne. Ou seja, só o fato de prezar pelo seu local de trabalho já é decisivo em termos de fidelização.

O mesmo vale para uma série de diferenciais. Desde a implementação de meios de pagamento mais amplos e flexíveis, até a abertura de canais de comunicação e programas especiais de fidelidade. 

Preze pelo melhor mix de produtos

No fim das contas, em meio ao conjunto de práticas citadas até aqui, a grande resposta para como fidelizar clientes é ser capaz de suprir as suas expectativas e de proporcionar máxima excelência nas soluções oferecidas. 

Quando pensamos nos postos de molas, isso está atrelado à qualidade dos produtos e peças que você utiliza nos seus serviços e disponibiliza aos consumidores. Portanto, prezar pelos melhores itens do mercado é imprescindível.

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