Ano após ano, lojistas de todos os setores se perguntam como vender mais na Black Friday.
Afinal, essa data comercial que nasceu nos Estados Unidos há anos já movimenta o mercado brasileiro, gerando excelentes oportunidades de lucros na última sexta-feira de novembro.
No setor ferragista, essa é a ocasião perfeita para potencializar as saídas do estoque, conquistar novos clientes e fidelizar o público com ofertas especiais. Se você também quer maximizar os ganhos da sua loja, confira as dicas que selecionamos neste artigo.
Como vender mais na Black Friday?
Não existe uma única resposta sobre como vender mais na Black Friday. Na verdade, tudo depende do perfil da sua loja e das promoções mais alinhadas às necessidades e preferências da sua clientela.
Entretanto, existem algumas ações básicas para todo comércio que deseja ter sucesso ao implementar uma campanha de vendas nesse tipo de ocasião. Abaixo, veja as práticas ideais para impulsionar seus negócios e as adapte à realidade da sua empresa:
1. Prepare a sua loja e a sua equipe
Se você espera ter um pico de vendas na Black Friday e deseja que isso reflita na conquista de novos clientes, lembre-se que a sua loja deve estar preparada para proporcionar uma excelente experiência aos consumidores no dia das promoções.
Portanto, reforce o estoque para que não faltem produtos durante o aumento das vendas, treine os colaboradores para prestar um ótimo atendimento (mesmo durante os picos de clientela), torne os meios de pagamento mais amplos e flexíveis, entre outros cuidados relacionados.
2. Invista em divulgação
De nada adianta pesquisar sobre como vender mais na Black Friday se o público da sua loja não ficar sabendo das promoções, concorda? Por isso, divulgue as suas ações com antecedência, para que os clientes se sintam atraídos e preparem-se para as compras.
Conheça o perfil dos seus consumidores e invista em canais que mais os impactam, como redes sociais, outdoors, rádios, jornais, etc. Nas campanhas, mostre que a loja está preparando ofertas imperdíveis e crie um senso de urgência para as pessoas aproveitá-las na data.
3. Faça promoções realmente atrativas
Evidentemente, ninguém irá se esforçar para comprar de você caso as promoções divulgadas não sejam realmente atrativas. Por isso, planeje a precificação e as margens das ofertas para que o público, de fato, enxergue a sua Black Friday como uma oportunidade única.
Ao atender às expectativas dos clientes e realmente vender barato, você cria uma experiência que será lembrada em novas oportunidades de compra. Assim, além de potencializar suas vendas na data, você fica na lembrança dos consumidores e os fideliza para vendas futuras.
4. Promova o upsell
Por falar em promoções atrativas, o upsell é uma ótima estratégia de como vender mais na Black Friday. Basicamente, trata-se de uma oferta adicional à compra. Funciona como um combo, em que o cliente compra certo produto e tem vantagens para adquirir o próximo.
Imagine, por exemplo, que você quer maximizar as vendas da linha de amarração de cargas. Uma possibilidade seria dar descontos nas catracas rodoviárias para quem adquirir um número específico de cintas. Isso melhora a experiência do cliente e aumenta o ticket médio das vendas.
5. Garanta um excelente mix de produtos
Por fim, lembre-se que toda data comercial é uma oportunidade para surpreender seus clientes e conquistar novos consumidores fiéis para a sua loja. Sendo assim, não deixe de caprichar no mix de produtos e de associar sua empresa às soluções de maior excelência no mercado.
A Robustec oferece os produtos que mais se destacam no setor. Além disso, somos comprometidos com o sucesso de nossos parceiros e podemos contribuir em como vender mais na Black Friday. Conheça nosso Catálogo Ferragista e torne-se um revendedor.