Qual é a importância dos fertilizantes especiais?

fertilizantes especiais

A agricultura utiliza cada vez mais a tecnologia a seu favor, inclusive no manejo de solo e nas estratégias de fertilização. O uso de fertilizantes especiais, tecnologia que alia os nutrientes minerais e compostos orgânicos, possibilita ao produtor explorar ao máximo o potencial das plantas.

Esses produtos têm sido cada vez mais utilizados nas lavouras brasileiras. A indústria brasileira de fertilizantes especiais faturou R$ 7,6 bilhões em 2018, 19,3% a mais do que em 2017. Foram comercializados no ano passado cerca de 816 milhões de litros de fertilizantes especiais. A estimativa é de que o setor cresça em torno de 21% em 2019.

Saiba o que são os fertilizantes especiais

Os fertilizantes especiais são adubos com formulações diferenciadas, desenvolvidas para atender às necessidades específicas de cada cultura. Por possuírem exatamente os macro e micronutrientes que as plantas precisam, eles apresentam um desempenho muito melhor que dos produtos convencionais.

Embora sejam baseados nos fertilizantes convencionais, esses produtos passam por mais processos físicos, químicos ou biológicos para aumentar sua solubilidade, concentração ou eficiência. Com a dose certa aplicada no momento certo, a produtividade da lavoura pode aumentar em até 20%, dependendo da cultura.

O uso desse tipo de solução tem sido cada vez mais usada no Brasil. Atualmente, é possível encontrá-la no mercado em versões especiais para um determinado cultivo, como é o caso dos fertilizantes para cereais, ou em fórmulas que trazem nutrientes específicos para culturas diversas.

Entenda como eles funcionam

Os fertilizantes especiais promovem uma absorção rápida que nutre o solo e as plantas com agilidade e eficiência. Com eles, você oferece os nutrientes corretos na dose certa para cada cultura, de modo a corrigir deficiências ou fortalecer ainda mais as espécies.

fertilizantes especiais

O uso de compostos orgânicos potencializa a eficiência dos nutrientes minerais, melhorando o aproveitamento desses nutrientes pelo solo e aumentando o rendimento da planta na lavoura.

Veja como usar os fertilizantes especiais

Para que a aplicação de fertilizantes especiais consiga o resultado desejado, alguns aspectos importantes devem ser levados em consideração, como as necessidades de cada cultura, as deficiências nutricionais, a fase de crescimento da planta, a produtividade média, a expectativa de produção, o perfil do produtor e as características da região.

A fim de verificar a melhor solução para a sua lavoura, o produtor rural deve realizar uma análise detalhada de sua propriedade e adaptar as recomendações de uso desses produtos para as necessidades de sua lavoura. Para encontrar a solução nutricional ideal, ele deve realizar a coleta e análise de amostras de solo e folhas. Desse modo, ele terá a indicação do melhor programa nutricional para o talhão avaliado.

Atualmente, já existem aplicativos de celular capazes de identificar deficiências nutricionais nas lavouras e trazer a melhor recomendação para cada situação apresentada.

Como vimos, os fertilizantes especiais são capazes de aumentar significativamente a produtividade das culturas, desde que sejam feitas análises corretas das necessidades de cada lavoura e observadas as recomendações para o uso desses produtos.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais como obter melhores resultados no campo? Então Veja aqui!