fbpx

Formas mais eficazes de realizar a pulverização agrícola

pulverização agrícola

A pulverização agrícola é um método eficaz de distribuição de substâncias para o controle de pragas e doenças e o fornecimento de nutrientes para as plantas. A técnica realiza a proteção das lavouras em grande escala, permitindo a segurança contra pragas e doenças e o aumento da produtividade.

Para garantir bons resultados, é importante que cada etapa do processo produtivo seja realizada de maneira correta, com produtos de qualidade e aplicados na quantidade certa.

Veja como funciona a pulverização agrícola

A pulverização agrícola pode ser utilizada tanto para a aplicação de nutrientes e fertilizantes como de defensivos agrícolas. Pulverizar significa distribuir uma substância líquida em pequenas partículas. Para cada tipo de lavoura, é indicado um tipo de pulverização diferente. O que define o procedimento é principalmente o tamanho da área a ser tratada.

Os componentes utilizados geralmente são comercializados de modo concentrado, sendo necessária a sua diluição em água. Essa mistura, chamada de calda, é distribuída sobre a lavoura com o auxílio dos pulverizadores, que atuam na fragmentação do líquido em gotas. Desse modo, as plantas recebem a quantidade necessária do produto a ser aplicado, sem comprometer a sua saúde e qualidade.

A aplicação é a parte mais importante para a saúde da planta. Por isso, é importante atentar para o momento certo de fazer a aplicação do produto e certificar-se de que o pulverizador utilizado é o mais adequado.

Além disso, observe as orientações do fabricante sobre a dosagem e o armazenamento adequados. Por serem vendidos em grande quantidade, esses produtos devem ter um espaço dedicado ao seu armazenamento que seja arejado, coberto e com piso impermeável.

Para garantir um processo de qualidade do início ao fim, é necessário atentar também para a data de validade dos nutrientes e defensivos agrícolas utilizados.

Além disso, a segurança da sua equipe é fundamental. Certifique-se de que os colaboradores utilizem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para o manejo do produto.

Conheça os tipos de pulverização agrícola

Na pulverização terrestre, toda a atividade é feita por terra, seja por meios manuais ou automatizados. Com o tipo certo de pulverizador, é possível fazer a dosagem correta para cada tipo de lavoura.

O pulverizador manual é indicado para propriedades agrícolas pequenas, que necessitam de aplicações menores. Com esse tipo de equipamento, a pulverização precisa de atenção para que a aplicação do produto seja feita na quantidade exata.

Já o pulverizador elétrico oferece muito mais praticidade, pois ajuda na dosagem ideal e na distribuição mais uniforme do produto.

Por sua vez, a pulverização aérea permite mais praticidade e a automação ainda mais eficaz. Ela é indicada para lavouras grandes, que precisam de métodos práticos e rápidos para nutrir e controlar pragas.

pulverização agrícola

Outra classificação possível diz respeito à configuração do equipamento e ao tipo de máquina usada para movimentá-lo. Conheça os principais tipos:

Costal:

Composto de um reservatório com alças que pode ser carregado nas costas, como uma mochila. Pode ter acionamento manual, elétrico ou a combustível. De qualquer modo, esse modelo precisa ser carregado por um operador, e portanto é mais indicado para pequenas propriedades.

Pistola:

Geralmente trabalham com ar comprimido e podem ter acionamento manual ou elétrico. Quando manuais, são indicadas somente para quem tem hortas, pomares e jardins pequenos.

De barra:

Trata-se de uma barra com múltiplas pontas de pulverização, geralmente montada em um trator. Por isso, possibilita cobrir grandes extensões de terra em um intervalo de tempo pequeno. Muito utilizada em culturas anuais, como soja, milho, trigo, batata e horticultura em geral.

Atomizadores:

Com esse equipamento, o defensivo é pulverizado sobre a plantação por força de uma corrente de ar de grande velocidade. Como resultado, o produto pode atingir longas distâncias. Esse tipo de pulverizador é mais utilizado em culturas perenes, como a de café e laranja.

Acompanhe as inovações da agricultura de precisão

A agricultura de precisão se refere ao uso da tecnologia para guiar o manejo da cultura com base nas informações do clima e do solo. O seu princípio básico é o manejo da variabilidade dos solos e culturas no espaço e no tempo.

Equipamentos sofisticados como GPS, sensores e até mesmo drones já começaram a ser utilizados para aumentar o desempenho e produtividade da pulverização.

Essas ferramentas permitem compreender os diversos fatores que podem influenciar os resultados da produção e implementar estratégias que corrijam ou aprimorem o manuseio. Com dados mais precisos sobre as culturas, é possível automatizar processos em todas as etapas de adubação, plantio, cultivo, pulverização e colheita.

Com base na análise de dados do solo, máquinas inteligentes conseguem identificar as reais necessidades de cada fragmento dos talhões e fazer a pulverização de modo automático.

Os monitores de colheita de grãos são usados para gerar mapas de produtividade que oferecem ferramentas de direcionamento e de aplicação de insumos com taxas variadas.

Além disso, é possível fazer a aplicação localizada de defensivos e o lançamento de fertilizantes a taxas variáveis, de acordo com as necessidades específicas de cada metro quadrado.

Saiba como o Roblift Agro é usado na pulverização

Utilizado em todo o período produtivo, seja como graneleiro durante a colheita, para agilizar o processo de plantio no abastecimento de adubo, para acompanhar a pulverização com o tanque d’água, entre outras aplicações.

Um dos diferenciais do Roblift Agro é alcançar locais de difícil acesso, pois ele possui altura adequada para o trabalho em áreas alagadas. Por isso, esse reboque é capaz de substituir os caminhões em determinadas culturas, como a de arroz.

 

Com capacidade de içamento de 22 toneladas (utilizando um trator de no mínimo 160 cv), o equipamento oferece agilidade na carga e descarga de maquinários e implementos. Além disso, ele otimiza a utilização dos equipamentos, pois usa o container e os acessórios roll on-roll off que o cliente possui e as mesmas travas do equipamento para caminhão.

Por sua versatilidade, o Roblift Agro substitui a utilização de graneleiros e tratores, acelera o tempo de descarga dos grãos, reduz a quantidade de diesel utilizado, possibilitando redução de custos e um excelente payback (retorno do investimento).

Como vimos, existem diferentes tipos de pulverização agrícola, de acordo com o tamanho da área, o tipo de cultura e as recomendações do fabricante dos defensivos ou nutrientes que serão aplicados. Realizando os procedimentos corretamente, você será capaz de ter mais segurança e eficiência em sua lavoura.

Gostou deste artigo? Então fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *