4 estratégias para atrair clientes online para a loja física

atrair clientes para a loja física

Existem inúmeras estratégias para atrair clientes para a loja física no setor de ferragens, apesar de não ser uma tarefa muito fácil.

Os hábitos de consumo das pessoas mudaram muito nos últimos anos. No entanto, o comércio físico ainda tem muita força para a tomada de decisões, em primeiro lugar, por permitir que o cliente tenha um contato direto com o seu produto e atendimento. Em segundo lugar, a visita à loja física permite que o consumidor conheça melhor outros produtos oferecidos por você.

Apesar dos e-commerces terem batido recordes em 2020, uma pesquisa realizada pela plataforma Tiendeo afirmou que 42% dos brasileiros ainda preferem a experiência da loja física. 

Por outro lado, o digital garante uma série de vantagens ao mundo dos negócios. Isso inclui a facilidade de atrair clientes de diversos lugares do país, divulgar os produtos para um maior número de pessoas e fechar negócios a distância.

Mas, como fazer os clientes que residem na mesma cidade da sua loja de ferragens, optarem pela compra presencial? 

Neste artigo, vamos te mostrar 4 estratégias para você atrair clientes para a sua loja física.

1. Fortaleça o posicionamento digital

Em primeiro lugar, seu cliente precisa conhecer você. 

Uma pesquisa feita pelo Google mostrou que 82% dos consumidores pesquisam as redes sociais antes de fecharem um negócio.

Isso significa que sua loja precisa estar nos canais digitais onde seus clientes estão. Nesse sentido, ter um site, blog, perfil nas redes sociais, e-mail e WhatsApp fazem toda a diferença para atrair clientes para a loja física.

Além de permitir que o cliente conheça suas soluções, essa estratégia ainda oferece mais credibilidade ao seu negócio, posicionando-o como autoridade no assunto.

2. Aplique estratégias O2O

Que tal apostar em ações e campanhas online para atrair clientes? A sigla O2O significa Online-to-Offline. Assim, ela consiste em integrar estratégias online com conversões offline.

Aliás, pesquisas apontam que empresas que investem em estratégias de canais integrados alcançam até 89% da retenção de seus usuários. 

Assim, nada impede que o lojista divulgue seus produtos e serviços através de canais digitais, criando campanhas, estratégias e promoções que engajem o cliente e o direcionem para a loja física.

Por exemplo: uma loja tem um app onde o cliente pode cadastrar códigos, ganhar pontos, vantagens e aplicá-los nas compras da loja física. 

3. Invista em anúncios geolocalizados

Os anúncios geolocalizados são essenciais para a divulgação online do seu negócio. 

Com eles, você pode configurar campanhas pagas para atingir públicos nas regiões mais próximas do seu ponto de venda. 

Por exemplo: Você pode ajustar um anúncio para que ele atinja pessoas em um raio de 20 km. Todas as pessoas que pesquisarem algo relacionado ao seu segmento e estiverem dentro desse raio, receberão o seu anúncio e poderão conhecer suas soluções com mais facilidade. 

4. Utilize o WhatsApp

O WhatsApp é um dos canais preferidos dos clientes. Ele é ágil na troca de informações, confiável para apresentar o seu serviço e demonstra a qualidade do seu atendimento. 

Afinal, com ele, você pode enviar fotos dos produtos e áudios tirando as dúvidas do seu cliente. 

Essa atenção e proximidade podem despertar no consumidor, a vontade de conhecer sua loja física. 

Portanto, além de investir na ferramenta, treine seus colaboradores para que estejam preparados para dar sequência do atendimento online para o offline.

Enfim, vender bons produtos é o coringa para que todas as ações mencionadas acima dêem certo. Assim, se você é ferragista e gostaria de aumentar a qualidade das soluções vendidas em sua loja física, que tal iniciar uma parceria com a Robustec?

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