Como montar um aviário e garantir o bem-estar e segurança das aves?

agroavicula

 Saber como montar um aviário com foco na biosseguridade é essencial para os empreendimentos avícolas. Afinal, isso diz respeito à prevenção de doenças, à promoção do bem-estar das aves e, consequentemente, à garantia de um bom rendimento técnico.

Em termos gerais, esse cuidado engloba todo o conjunto de práticas de manejo adotadas para minimizar a entrada e a transmissão de patógenos e seus vetores nas granjas. Assim, ele é essencial para manter uma criação mais segura e altamente produtiva.

Entretanto, apesar de envolver todas as ações preventivas utilizadas no cotidiano da propriedade avícola, tenha em mente que a biosseguridade começa ainda na montagem do aviário. A seguir, conheça os principais cuidados para estruturá-lo da maneira correta. 

Como montar um aviário e prezar pela biosseguridade das aves?

Primeiramente, entender como montar um aviário pode parecer complexo quando se visa promover a saúde e o bem-estar das aves. Contudo, existem práticas de biosseguridade que ajudam a nortear essa atividade, além disso, garante o controle de doenças e a qualidade dos produtos gerados. São elas: 

Adote o dimensionamento correto

Para começar, garanta o dimensionamento correto do aviário. A definição da metragem do galpão, das linhas de ração e bebedouros deve considerar a quantidade de animais que serão alojados. A densidade ideal para frango de corte precisa variar de 12 a 16 aves/m². 

Isso é importante porque um espaço inadequado pode levar à superlotação e ao estresse das aves, resultando em problemas de saúde e menor produção. Por outro lado, um aviário muito grande pode gerar desperdício de recursos e energia.

Os bebedouros devem ter capacidade para 80 aves (pendulares para frangos e de pressão para pintinhos). Também é possível instalar niple automático para 12 aves por bico. Já os comedouros podem ser bandejas para 80 pintinhos, automáticos ou tubulares para 40 frangos.

Garanta a ambiência adequada

A fim de otimizar a taxa de crescimento e a conversão alimentar das aves, é essencial prezar pelo seu conforto ambiental. Ou seja, as temperaturas ideais são de 32 °C para o 1°dia, 30 °C do 2° ao 7° dia, 29 °C durante a 2ª semana, 27 °C na 3ª semana e 24 °C para a 4ª semana. 

Além disso, instale uma cobertura reflexiva e material isolante no telhado, para diminuir a incidência do calor solar. Para o aquecimento dos animais, é possível encontrar sistemas específicos de aquecedores elétricos, a lenha e gás.

Quanto à ventilação, também há disponibilidade no mercado de ventiladores de 300 m³/min (1/2 HP). No entanto, eles precisam ficar em sentido longitudinal ou transversal, levemente inclinados para baixo e à meia altura do pé direito.

Tenha atenção às entradas

Um ponto essencial sobre como montar um aviário é que ele tenha duas estradas: uma limpa e outra suja. A limpa é utilizada para o tráfego de funcionários, materiais e ração. Já a suja serve para o transporte de resíduos, como esterco, animais mortos e animais para abate.

Essa medida é essencial para evitar a contaminação cruzada. Isso porque, a separação ajuda a reduzir a entrada de patógenos e outros agentes causadores de doenças no ambiente onde as aves vivem.

Além disso, é importante ter uma entrada exclusiva para veículos e pessoas, a fim de minimizar o tráfego no local. Instale também uma cerca para delimitar o perímetro e impedir a entrada de pessoas, veículos e equipamentos não autorizados, bem como de outros animais. 

Preze pelo manejo sanitário

A granja deve ser construída de forma isolada em relação a outras áreas que tenham aves de idade diferente. A distância mínima recomendada é de 300 metros. O mesmo vale para outros aviários, em que o afastamento mínimo precisa ser de 3 quilômetros. 

Somado a esse cuidado, é importante que a área fique bem afastada de centros urbanos ou aterros sanitários. Em condições climáticas normais, as aves podem ser infectadas por microorganismos presentes em partículas de poeira movidas pelo vento. 

Por conta disso, quanto mais isolada a granja estiver, menor será a probabilidade de transmissão de patógenos. Inclusive, isso reduz as chances de visitas de pessoas desconhecidas e desautorizadas que possam gerar contaminações.

Adeque as instalações

A largura da granja influência nas suas condições térmicas e nos seus custos. Sua definição deve basear-se no clima da região. Localizações quentes e úmidas devem ter até 10m. Já em locais quentes e secos, pode ser de 10 a 14m.

Para favorecer a ventilação natural, o pé direito deve ser proporcional à largura do aviário. Se ela for de até 8m, pode ter altura de 2,8m. Se tiver 8 a 9m de largura, são 3,15m de elevação. De 9 a 10m, são 3,5 de pé direito. De 10 a 12m, fica 4,2m. Já de 12 a 14m, são 4,9m de altura. 

O comprimento não pode ser maior que 200 metros. O recomendado para evitar competição é instalar divisórias internas, separando lotes de até 2 mil aves. Contudo, elas devem ser de tela para não impedir a ventilação, removíveis e ter até 50 cm de altura para facilitar o manejo do avicultor.

Conheça os pisos e cortinas ideais

O piso é um elemento crucial para proteger o interior do aviário contra a umidade e para facilitar a sua manutenção. Ele deve ser feito de um material com fácil limpeza, impermeável e não liso. Já a espessura precisa ser de 6 a 8 cm. 

Além disso, evite o chão batido, porque ele não isola a umidade e é difícil de desinfetar. O ideal é optar pelo concreto de traço 1:10 (cimento e cascalho) ou 1:4:8 (cimento, areia e brita), revestido com 2cm de argamassa 1:4 (cimento e areia). Outra opção são os tijolos deitados.

As cortinas podem ser feitas de plástico trançado, lona ou PVC, sendo fixadas na metade da mureta. Elas devem ultrapassar 30 cm do bandô, que deve ter vedação, ser duplo e feito do mesmo material da cortina.O acionamento pode ser via roda dentada com corrente ou roldana.

Escolha bons acessórios

Agora que você já sabe das melhores práticas sobre como montar um aviário, não abra mão dos melhores acessórios para a sua propriedade. Afinal, eles também têm um papel crucial no bem-estar e na produtividade das aves. 

Muitos não se dão conta, mas uma escolha inadequada de componentes pode tornar o manejo cotidiano dos animais menos eficiente e ainda gerar riscos, como danos à granja e até lesões nos animais. 

A Robustec é uma das maiores fábricas nacionais de soluções para o setor. Ciente de como montar um aviário, garanta os melhores guinchos, catracas e roldanas para comedouros, cortinas e bebedouros. 

Acesse nosso Catálogo Agroavícola e explore todos os diferenciais.

ACESSE O CATÁLOGO