Elevação de carga: 4 dicas para garantir segurança às suas operações

elevação de carga - cintas de elevação - robustec

A elevação de carga é um procedimento muito comum na rotina de trabalho de diversos setores da indústria, construção civil e logística.

Para que essa operação aconteça com segurança, é necessário o uso de cintas e outros acessórios capazes de erguer várias toneladas de peso e facilitar o trabalho humano.

Leia também: Por que é melhor usar cintas de elevação para elevar cargas?

No entanto, esse procedimento pode ser arriscado e, por isso, cabe aos gestores e operadores adotarem medidas de segurança que garantam a integridade dos produtos e pessoas envolvidas no trabalho.

Então, continue lendo esse artigo para saber quais são as medidas possíveis de serem adotadas no processo de elevação de cargas. Saiba, também, como escolher os melhores acessórios de elevação para o seu negócio e conheça as cintas Robustec.

4 dicas para garantir a segurança nas operações de elevação de carga

1. Ofereça treinamentos aos envolvidos 

Treinar a equipe envolvida no procedimento de elevação de carga é uma das melhores profilaxias contra acidentes. 

Assim, os operadores podem se familiarizar com as etapas do processo e, também, com os equipamentos utilizados. 

Na elevação de cargas, é importante oferecer treinamentos sobre o manuseio correto das cintas e o peso máximo suportado pelos guindastes. 

Também é essencial que o operador saiba reconhecer riscos. Além disso, é preciso que ele identifique quando os acessórios estão aptos para uso ou quando apresentam alguma falha.

Essa medida também é válida para outras operações arriscadas que possam resultar em acidentes de trabalho.

2. Isole a área da operação

Ao iniciar o processo de elevação, o ideal é isolar o trajeto em que a carga vai passar. Assim, se algum imprevisto acontecer e a carga se soltar, não há riscos de acidentes com as pessoas ao redor. 

Para isolar a área, é necessário utilizar sinalizações de advertência como placas, cones e outros avisos. Se necessário, bloqueie vias que impeçam a circulação de carros e pedestres.

Além disso, para garantir a integridade da equipe, trace um caminho seguro para a movimentação e não fique embaixo da carga içada em nenhum momento.

3. Utilize equipamentos de proteção pessoal 

Ainda que o isolamento da área de elevação de carga seja feito, ele é destinado apenas para pessoas que não estejam envolvidas no trabalho.

Assim, é necessário que alguns trabalhadores fiquem próximos para controlar a operação. Nesses casos, é absolutamente imprescindível o uso de equipamentos de proteção pessoal. 

segurança na elevação de cargas - robustec

4. Respeite os limites e normas dos equipamentos

Todos os equipamentos de elevação possuem regras, fatores de segurança e são vendidos com as suas respectivas instruções de uso, capacidades e limites de volume ou peso.

Ao utilizar um acessório de elevação de carga, respeite as suas normas. Nesse sentido, os acessórios de elevação jamais podem ultrapassar os limites especificados pelo fabricante. 

Além disso, não tente utilizar um equipamento para outros fins que não sejam aqueles especificados em suas instruções.

Se alguém identificar que os acessórios não estão em boas condições de uso ou que algum equipamento está apresentando falhas, interrompa a operação imediatamente. Clique aqui para saber quando é necessário fazer a troca das cintas de elevação.

Como escolher as cintas e acessórios adequados para a minha operação

Escolher os equipamentos de elevação de carga adequados para cada tipo de operação é essencial para garantir a segurança no procedimento. 

Veja, a seguir, alguns itens que você deve levar em consideração ao comprar os seus acessórios:

  • Volume da carga
  • Peso da carga
  • Centro de gravidade
  • Tipos de amarração
  • Altura do içamento
  • Características do terreno
  • Condições climáticas

Além de levar em consideração essas características, verifique se os produtos adquiridos estão de acordo com as normas e regulamentações da ABNT, CONTRAN e outras.

Assista o vídeo que publicamos em nosso canal com mais detalhes sobre os cuidados na hora de comprar sua cinta de amarração.

Cintas de elevação de carga Robustec

A Robustec disponibiliza de uma linha completa de cintas de elevação de carga. Elas são ideais para tornar o trabalho mais seguro, ágil e prático. 

Feitas em 100% poliéster, as cintas de elevação de carga Robustec estão disponíveis nos modelos Sling, Anel, Flat e Grab e podem ser confeccionadas de acordo com as necessidades do cliente.

Acima de tudo, a variedade de modelos é ideal para suportar diversos tipos de cargas, desde a mais leve até a mais pesada.

Todos os nossos equipamentos são produzidos com materiais resistentes, de alta qualidade e aprovados pelas normas de fabricação. 

Se você, assim como nós, acha imprescindível investir na segurança das operações da sua empresa, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Estamos à disposição para atendê-lo.