Inteligência Artificial na agricultura: aplicações e perspectivas futuras

Inteligência Artifical na Agricultura

A inteligência artificial na agricultura é cada vez mais utilizada para otimizar as operações do setor, como acelerar processos, oferecer uma visão geral aos gestores, monitorar safras e prever a produção, por exemplo. Todas essas práticas são capazes de aumentar a produtividade, a rentabilidade e reduzir perdas.

Nesse sentido, a tecnologia serve para agilizar a produção e também dar suporte ao trabalho humano, que se torna muito mais ágil e livre de erros. 

Além disso, para que seja bem sucedida, a agricultura exige a previsibilidade de fenômenos naturais. Por exemplo, questões que envolvem o solo, clima, pragas e adaptabilidade da cultura precisam ser acompanhadas e ajustadas para não comprometerem a safra.

Neste artigo, vamos te explicar o conceito de inteligência artificial e te mostrar como ela pode otimizar e facilitar o trabalho na agricultura. Também vamos falar sobre o futuro da agricultura permeada pela IA. 

Vamos lá?

O que é IA?

Para começar, IA é a sigla para Inteligência Artificial. 

São máquinas e sistemas utilizados em processos que, até então, eram planejados e executados exclusivamente por humanos. Ou seja, a inteligência artificial tenta simular a inteligência e os comportamentos humanos. 

Sendo assim, ela tem sido aplicada em diversos setores do mercado, minimizando erros e tornando a produção cada vez mais ágil para atender a crescente demanda do mundo, especialmente quando se trata do segmento agrícola.

Como aplicar inteligência artificial na agricultura?

São características como a integração de sistemas, previsibilidade de fenômenos naturais, agilidade, flexibilidade e redução de erros, que fazem da IA uma grande aliada das práticas agrícolas. Veja, a seguir, algumas maneiras de aplicá-la na agricultura. 

  • Monitoramento da safra: Imagine milhares de hectares de diferentes culturas. A princípio, parece impossível controlar a qualidade da safra, certo? Afinal, como saber se ela foi invadida por pragas, está seca ou precisando de adaptações? Com o uso de inteligência artificial, essa tarefa ficou muito mais fácil. Os produtores podem vistoriar vários kms com o uso de drones e receber imagens em tempo real do status da plantação. Além disso, sensores espalhados pela lavoura também podem fornecer dados precisos sobre o plantio.
  • Previsibilidade meteorológica: O uso de tecnologias para prever o tempo não é uma exclusividade da agricultura. Essa prática está presente no cotidiano de milhares de pessoas ao redor do mundo e facilita no planejamento de atividades do dia a dia. Na lavoura não é diferente, apesar de que, em escala, o impacto é muito maior. Muito além de saber se vai chover ou fazer sol, a inteligência artificial oferece dados detalhados sobre a condição do vento e temperatura, por exemplo.
  • Veículos autônomos: Veículos que se movimentam sozinhos não são mais fantasia ou ficção científica. Na agricultura, tem sido cada vez mais comum ver máquinas orientadas por GPS e monitoradas remotamente pelos produtores rurais através de computadores ou smartphones.

Perspectivas para a IA na agricultura

O desenvolvimento tecnológico acelerado é um fato e seus impactos no mundo são inegáveis. Assim, a tendência é que a inteligência artificial na agricultura ganhe cada vez mais força. Afinal, se ela está provocando uma grande revolução nos centros urbanos, por que isso seria diferente no campo?

Os maiores desafios que envolvem a área, no entanto, tratam das variáveis naturais e seus imprevistos, cujo controle ainda pode ser muito complexo até mesmo para equipamentos ultra tecnológicos. Além disso, o impacto ambiental e o esgotamento de recursos são fatores com os quais o setor agrícola deve ficar atento nos próximos anos. 

 

Então, agora que você, agricultor, já sabe o que é inteligência artificial, conte pra gente aqui nos comentários se usa uma dessas tecnologias aplicadas na sua lavoura. Leia mais artigos como este em nosso blog.