Tendências na Logística e Transporte para 2022

tendencias na logistica 2022

As primeiras pistas de quais serão as tendências na logística para 2022 já estão surgindo.

Diariamente, o mundo é impactado pela aceleração tecnológica, um fator que dificulta a previsão das tendências que, por sua vez, se tornam cada vez mais instantâneas e passageiras. No entanto, a adoção de tecnologias, bem como a automação de processos, por si só, compõem o background de qualquer possível tendência, especialmente no setor logístico. 

Ou seja, algumas iniciativas, como você verá a seguir, tomam um caminho generalizado e óbvio. Assim, as empresas que direcionam suas metas a eles, podem sair à frente do mercado.

O início do ano é o momento para ficar por dentro das principais projeções dos setores da economia. A logística, que está presente nos mais diferentes tipos de negócios, não deve ficar de fora do seu radar.

Então, se você é gestor de uma empresa ou indústria, é importante acompanhar quais serão as tendências responsáveis pelo desenvolvimento do seu setor. Acompanhe este artigo até o final para saber quais são as principais tendências na logística para 2022.

4 tendências na logística para 2022

Last Mile

O Last Mile é uma tendência na logística que busca conquistar e agradar o cliente, tornando sua experiência de compra ainda mais satisfatória. Trata-se da última etapa da entrega de um produto, do Centro de Distribuição ao consumidor, seja ele B2B ou B2C.

Não entendeu? Fica tranquilo que a gente te explica melhor! 

As compras online cresceram em um ritmo acelerado nos últimos anos e as fronteiras físicas deixaram de ser o limite para adquirir produtos de empresas confiáveis. Você, por exemplo, pode morar no Paraná e adquirir produtos facilmente da nossa empresa, que está localizada no Rio Grande do Sul.

Nesse sentido, as empresas que oferecem uma logística transparente, rápida e rastreável em tempo real, ganham pontos com o consumidor final. Amazon e Magalu, por exemplo, estão aí para te provar isso!

Aliás, você sabia que entregas ágeis e qualificadas são, hoje em dia, fatores decisivos para fidelização de clientes? Nesse sentido, as empresas que oferecerem menores tempos de entrega, têm mais chances de fechar um negócio.

Portanto, em 2022, invista no Last Mile e observe o impacto em suas estatísticas de vendas.

Automatização de processos

Mas, afinal, como tornar o processo logístico ainda mais ágil e, assim, aumentar as vendas e reduzir custos? A automatização dos processos é uma das principais respostas para essa pergunta. 

A automatização se trata de colocar máquinas para operarem em atividades que, até então, eram realizadas de maneira exclusiva por pessoas. 

Quanto mais a automatização se fizer presente, mais fácil será para você, como gestor, pensar em estratégias, ao invés de operações. Além disso, ela também garante mais agilidade e maior precisão ao gerenciar e armazenar o estoque, reduzindo a possibilidade de falhas. 

O segredo para ficar 100% alinhado a essa tendência na logística, é capacitar os colaboradores para que eles saibam operar e programar as máquinas da melhor maneira possível.

Itens com sensores 

Seguindo essa lógica de automatização e inserção de tecnologia nos processos, o rastreamento de itens através de sensores também promete se consolidar em 2022. Mas, para que servem os sensores, afinal de contas?

Simples! Eles podem oferecer a localização do produto em tempo real, além de informações como status e integridade do produto.

ESG na logística

ESG é uma sigla utilizada para indicar ações de sustentabilidade com base em fatores ambientais, sociais e de governança. 

Sustentabilidade não é um assunto recente e desconhecido, mas promete começar a oferecer sérias consequências às empresas que não se adequarem a processos e operações que gerem menos impacto ao meio ambiente.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria, o uso eficiente de recursos naturais passou a ser condição e fator decisivo de escolha do cliente. Apesar disso, os dados apontam que 72% dos executivos admitem que estão pouco ou nada familiarizados com a sigla ESG.

Na logística, o cenário não é diferente. As ações incluem a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera e redução de resíduos e desperdícios.


Gostou de conhecer as tendências na logística para 2022? Comente aqui qual dessas medidas você já aplica em sua empresa e qual está em suas metas para aplicar neste ano.