O que levar em consideração antes de abrir uma revenda de autopeças?

revenda de autopeças - robustec

O segmento de revenda de autopeças é repleto de oportunidades. Então, se você está considerando abrir uma empresa neste segmento, certamente poderá contar com boas perspectivas de lucratividade. 

Afinal, a frota brasileira hoje é de cerca de 111.446.870, segundo dados divulgados pelo Auto Esporte. Esse grande número de veículos é justamente o que garante a força e a competitividade do setor de reposição de peças e de acessórios. 

Entretanto, para ter sucesso na sua revenda, é fundamental considerar algumas práticas antes mesmo de abrir as portas do seu negócio. Neste artigo, abordamos as principais delas e algumas sugestões de conteúdos gratuitos para lhe ajudar a aprofundar-se no assunto. 

O que considerar antes de abrir uma revenda de autopeças?

Conhecer as demandas do mercado e qualificar-se para atendê-las é fundamental para todo empreendedor. Por isso, além de compartilhar as melhores práticas para a sua revenda de autopeças, também sugerimos alguns materiais especiais para você dominar suas particularidades. Confira: 

Comece com uma pesquisa de mercado

Toda estrada fica mais segura quando sabemos o que esperar pelo caminho, concorda? A mesma lógica vale para os negócios. Você precisa entender o mercado em que irá atuar e o que esperar dele. 

Por isso, não deixe de realizar uma boa pesquisa de mercado. Analise o público para quem você irá vender, os concorrentes na sua região, os produtos mais vendidos no setor, entre outras informações que podem lhe ajudar a direcionar os negócios de forma mais assertiva.

Toda fonte de informação é bem-vinda, desde buscas na internet, até conversas com clientes em potencial. 

Se você não sabe por onde começar a pesquisa ou como avaliar seus resultados, nossa sugestão é o treinamento “Pesquisa de Mercado”, oferecido gratuitamente pelo Sebrae. 

Planeje a sua estrutura

Independentemente se você planeja montar uma revenda de autopeças de pequeno, médio ou grande porte, é fundamental contar com uma boa organização. Por isso, planeje uma estrutura alinhada às demandas das suas atividades diárias.

Basicamente, você vai precisar de um estoque alinhado ao tamanho da empresa, uma área de carga e descarga e de bons canais de atendimento. Se você optar pelo comércio físico, preze por um ambiente confortável para os clientes e com uma disposição atrativa dos produtos. 

Não perca de vista também as oportunidades do comércio online. Nossa dica para entender as oportunidades oferecidas pela internet e dar os primeiros passos é o conteúdo “Preparando seu Negócio para Vender na Internet”, também disponibilizado gratuitamente pelo Sebrae. 

Foco na gestão de estoque

A gestão de estoque tem um papel decisivo na sua revenda de autopeças. Afinal, é ela que garante que não faltem produtos (o que deixaria seus clientes frustrados) ou que os itens não fiquem muito tempo parados (deixando de ser vendidos e ocupando seu espaço). 

Com um bom gerenciamento, você também garante o acondicionamento correto para preservar as suas mercadorias e uma melhor distribuição, que simplifica o processo de armazenamento e suas respectivas movimentações. 

Portanto, coloque a gestão de estoque na sua lista de prioridades e mantenha o controle sob o giro dos seus produtos. 

Conte com bons fornecedores

O melhor caminho para satisfazer as necessidades dos seus clientes e se destacar dos concorrentes com ótimos produtos é encontrar excelentes fornecedores para a sua revenda de autopeças

Mais que garantir a qualidade das mercadorias, um bom fornecedor deve ser aliado do sucesso do seu negócio. Isso significa que você deve prezar por empresas comprometidas com prazos e flexíveis nas negociações.

Com tantas opções disponíveis no mercado, às vezes é difícil saber quais critérios adotar para escolher aquela mais eficiente e confiável. Se você quer dominar o assunto, a dica dessa vez é o curso gratuito do Sebrae “Como comprar bem e de bons fornecedores”. 

Conheça as vantagens de ser um revendedor Robustec

A Robustec trabalha com os melhores implementos rodoviários e oferece acessórios que certamente irão valorizar as ofertas da sua revenda de autopeças. Somos movidos por robustez e tecnologia e trabalhamos continuamente para seu negócio ir além.

Desde 2001, atuamos na fabricação de guinchos, catracas, roldanas, cintas e outros produtos de altíssima qualidade. Além disso, temos um programa especial de representantes, que oferece suporte completo para quem deseja ter sucesso ao nosso lado. 

A Robustec pode ser a parceira ideal da sua revenda de autopeças. Inscreva-se na nossa newsletter para saber mais sobre o nosso trabalho de referência no setor e não hesite em nos contatar caso tenha interesse em revender o nosso catálogo.

One thought on “O que levar em consideração antes de abrir uma revenda de autopeças?

  1. Luciano peres da Costa says:

    Bom dia tenho interesse em alguns produtos para revender . Mais no momento não sei como funciona a compra

Comentários não permitidos.